Dicionário de Culinária

Amido de Milho: mais conhecido como Maizena. Na realidade Maizena é a marca. O produto mesmo se chama amido de milho.

Enfarinhar: polvilhar farinha sobre alguma superfície, para evitar que os alimentos grudem.

Fermento em pó químico: composto químico que é adicionado às massas,  para provocar uma reação química e liberar gás carbônico, que faz a massa crescer. Também chamado de fermento de bolo. Exemplo: Pó Royal

Glucose de Milho: é uma solução concentrada transparente de alta viscosidade obtida de açúcares de milho através de um avançado processo tecnológico.Sua função é enriquecer as massas com a presença suave de açúcar de milho, promovendo ora maciez às massas ora cristalinidade à textura superficial de geléias e doces cristalizados e bolos caramelados, auxiliando no retardamento da cristalização natural do açúcar de cana. Principais aplicações: é utilizado em bolos, caramelos, frutas cristalizadas, geléias, doces de vários tipos, sorvetes e até produtos de panificação (pães doces, panetones, etc.). Exemplo: Karo ®

Homogênea / mistura homogênea: é uma mistura na qual não se pode identificar os ingredientes que compoem a mistura separadamente. Eles estão unidos de maneira que formam uma coisa só, estão uniformes.

Ingredientes líquidos: leite, água, óleo etc e também os ovos.

Saco de confeitar: Também conhecido como saco de confeiteiro. É um saco de pano ou de plástico cortado em forma de cone. Ele possui bicos de diversas formas e é usado para decorar bolos e tortas. Você encontra esse saco ponto em lojas de produtos culinários. Mas, você também pode fazer um saco de confeiteiro em casa. Faça assim, lave bem um saco plástico e coloque a massa dentro. Feche bem o saco e, em uma das pontas, faça um furo para a massa sair. Depois, é só decorar como pede a receita. Geralmente com o saco de confeiteiro feito em casa é mais difícil utilizar os bicos com as formas.

Untar: passar óleo ou margarina sobre uma superfície, evitando que os alimentos grudem na mesma. Pode ser utilizada também a manteiga.

Xerém: são castanhas de caju, assadas e picadas grosseiramente. Você encontra pronta em casas que vendem material para confeitaria ou então em lojas que vendem produtos naturais a granel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou com alguma dúvida sobre a receita? Fez alguma modificação? Quer alguma receita que ainda não está no blog? Use esse espaço e faça contato que eu terei prazer em responder.